WPEIF – WORKSHOPS

VIII WORKSHOP DE PESQUISA EXPERIMENTAL DA INTERNET DO FUTURO (WPEIF 2017)

APRESENTAÇÃO

A Internet do Futuro é um conceito amplo que envolve a infraestrutura, as redes e as aplicações que provocarão um enorme impacto na sociedade. Nesse momento pesquisadores e indústria estão com olhares voltados para a próxima geração das redes móveis de telecomunicações (5G). Ao mesmo tempo, vários grupos de pesquisa ao redor do mundo estão criando protótipos de novas arquiteturas para as próximas gerações de redes. A Internet do futuro não será baseada em redes como as conhecemos atualmente.

A infraestrutura e as redes estão se tornando mais flexíveis e reconfiguráveis, com foco nos novos requisitos que as aplicações impõem sobre as mesmas. Nesse cenário, o software assume cada vez mais um papel relevante, permitindo a programação tanto das redes quanto da infraestrutura.

A pesquisa em Internet do Futuro envolve a experimentação e a execução de pilotos em escala que permitem validar os avanços encontrados e indicar as lacunas para os passos futuros. Ao redor do mundo do mundo, seja na Europa, no âmbito da iniciativa FIRE e FIWARE, nos Estados Unidos no âmbito do projeto GENI ou ainda no Brasil, com o FIBRE (https://fibre.org.br/), existem as condições para que a pesquisa experimental nas redes do futuro avance e tenha como foco os vários desafios ainda existentes.

O Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF) tem como objetivo criar um fórum de discussões e trocas de informações, conhecimento e experiências sobre pesquisa experimental relacionada às redes do futuro, em particular da Internet do Futuro, e promover a pesquisa experimental neste tema dentro da comunidade de redes de computadores.

Tópicos de interesse

O WPEIF convida autores a submeter trabalhos de pesquisa originais e inovadores, mesmo que ainda em andamento, relacionados com a pesquisa sobre a Internet do futuro tanto do ponto de vista da infraestrutura, como da arquitetura e protocolos, como das aplicações.

Os tópicos de interesse incluem uma variada gama de tópicos. A lista a seguir descreve alguns exemplos:

  • Infraestruturas Definidas por Software
  • Novas Arquiteturas de Rede
  • Novas técnicas, mecanismos e algoritmos relacionados a aspectos como: Segurança, Mobilidade, Gerência de Rede, QoS e QoE
  • Novas Aplicações construídas sobre novas arquiteturas de rede
  • Redes Definidas por Software (SDN)
  • Rádio Definido por Software (SDR)
  • Redes Sem Fio definidas por software (WSDN)
  • Redes Programáveis (OpenFlow, P4)
  • Próxima Geração das Redes Móveis de Telecomunicações (5G)
  • Redes Autônomas
  • Virtualização de Rede e de Funções de Rede (NFV)
  • Aplicações para Internet do Futuro e aplicações para Internet das Coisas
  • Aplicações envolvendo ambientes inteligentes (Smart Cities, Smart Home, Smart Agriculture, Smart Industry, Smart Energy)
  • Pesquisa e avaliações experimentais em diferentes infraestruturas como: FIBRE, GENI, FIRE, FIWARE Lab, PlanetLab, etc.

Datas Importantes

Submissão de artigos: 29/03/2017 05/04/2017

Comunicação de resultados: 21/04/2017 25/04/2017

Envio da versão final: 27/04/2017 30/04/2017

Data do Evento: 19/05/2017

Instruções aos autores

A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS, clicando aqui. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, exclusivamente no formato PDF. O texto deve conter até 4 páginas, incluindo resumo (e abstract, para artigos em português), figuras, diagramas e referências. A formatação deve seguir o padrão da sbc.

Artigos submetidos ao WPEIF serão avaliados pelo comitê de programa do Workshop e os melhores serão selecionados para apresentação e publicação nos anais do evento.

Ao menos um dos autores de cada artigo selecionado deverá se inscrever no SBRC e no WPEIF, bem como apresentá-lo no evento.

Coordenadores do WPEIF

Antonio Abelém (UFPA)

Flávio Silva (UFU)

José Rezende (UFRJ)

Contato

E-mail: abelem@ufpa.br, flavio@ufu.br e rezende@land.ufrj.br

Comitê de Avaliação

Augusto José Venâncio Neto (UFRN)
Cesar Augusto Marcondes (UFSCAR)
Christian Rothenberg (UNICAMP)
Cristiano Bonato Both (UFRGS)
Daniel Nunes Corujo (UA – Portugal)
Dorgival Olavo Neto (UFMG)
Edmundo Monteiro (UC – Portugal)
Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA)
Fabio Luciano Verdi (UFSCAR)

Joao Paulo Barraca (UA – Portugal)
Michael Anthony Stanton (RNP)
Natalia Castro Fernandes (UFF)
Pedro Frosi Rosa (UFU)
Rodrigo Sanches Miani (UFU)
Rui Luís Andrade Aguiar (UA – Portugal)
Sergio Takeo Kofuji (EPUSP)
Tereza Cristina Carvalho (EPUSP)
Vinicius Borges (UFG)
Waldir Aranha Moreira Junior (AICOS – Portugal)