PALESTRA WP2P+ – DANIEL SADOC MANASCHE

Distribuição Escalável de Conteúdo: Desafios, Soluções e Perspectivas

Daniel Sadoc Manasche
Universidade Federal do Rio de Janeiro, BRASIL.

Resumo: Nos últimos anos, redes orientadas a conteúdo vêm ganhando muita atenção. Em redes orientadas a conteúdo, os nós da rede endereçam diretamente o conteúdo. Um componente central de tais arquiteturas é um sistema de larga-escala de caches interconectadas. Até os dias de hoje, o desempenho e a forma como estas redes de cache operam é pouco compreendido.

Nesta palestra, iremos focar em desafios, soluções e perspectivas relativas a distribuição escalável de conteúdo. Inicialmente revemos os sistemas p2p como precursores de redes do tipo orientada a conteúdo. Discutimos algumas das propriedades fundamentais dos sistemas p2p, inicialmente tidos como perfeitamente escaláveis, e como eles distinguem-se das redes orientadas a conteúdo. Em seguida, focamos em diferentes aspectos das redes orientadas a conteúdo. Em particular, avaliamos como que o conceito de funções de utilidade pode ser aplicado no design de novos algoritmos de caching, bem como na adaptação de sistemas de recomendação de conteúdo que levem em conta o desempenho da rede. Estabelecemos então uma conexão entre caches e timelines, e discutimos como que modelos sobre caching podem ser usados para também modelar timelines. Finalmente, concluímos com perspectivas de problemas interessantes em aberto na interseção entre sistemas escaláveis de distribuição de conteúdo, sistemas de recomendação de conteúdo e aprendizado por máquina.

Bio: Daniel Sadoc Menasché graduou-se em Ciência da Computação (cum laude) em 2002 pela UFRJ, onde também obteve o grau de mestre em Engenharia e Ciência da Computação em 2005. Posteriormente estudou na Universidade de Massachussets, Amherst, graduando-se PhD em 2011. Fez estágios de pesquisa no INRIA Sophia Antipolis, na Universidade de Avignon e no Technicolor. Desde 2011 é docente do Departamento de Ciência da Computação da UFRJ onde atua nas áreas de modelagem e análise de sistemas de computadores, incluindo redes de computadores e redes inteligentes. Daniel Sadoc foi co-autor de artigos premiados em conferências como o IEEE-Globecom 2007, ACM-ConNext 2009 e IEEE-Infocom 2013.